quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

The day has come...

É com muito orgulho que em nome do Projeto Europa+/ Clube Europeu e dos seus jovens colaboradores(as), se partilham as imagens da apresentação oficial do mural "Pensar o Oceano" (by Smile) que decorreu no dia 24 de novembro de 2022, a partir das 15h, na escola-sede do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal (Escola Secundária), que, apesar da chuva e do 1.º jogo da nossa Seleção de Futebol no Mundial, contou com muitas presenças.
 
Mais palavras para quê? Vejamos as imagens...



 Mural "Pensar o Oceano" (by Smile)
Decoração do espaço (Placard "Deixe a sua opinião" e redes com lixo) da responsabilidade da docente de Desenho A, prof.ª Rute Soares e das alunas do curso de Artes do 12.º B (Sofia Almeida e Maria Soeiro)
  

 

 

 

 

Sr.ª Vereadora da Educação da CMAS e o artista Smile



Sr.ª Vereadora do Ambiente da CMAS e o artista Smile



(da esquerda para a direita): Sr. Diretor do AEAS, Sr. Comandante do Posto Territorial da GNR de Alcácer do Sal, Presidente da União de Feguesias de Alcácer do Sal, Sr.ª Vereadora do Ambiente, Smile e Sr.ª Vereadora da Educação.


Apresentação, por parte do Sr. Diretor do AEAS, do Projeto, antes da sessão, por videoconferência, da palestra proferida pela Dr.ª Filipa Bessa (investigadora na Universidade de Coimbra e no MARE) sobre o Oceano.

Apresentação, por parte da Coordenadora do Projeto Europa+/ Clube Europeu do AEAS, do porquê do mural e  da apresentação da ideia a um artista conceituado, tanto a nível nacional como internacional, Smile.


Núria Caiadas (12.º A) fala sobre o Oceano (como ele é) e os problemas causados pelo Homem.

Videoconferência, onde a Dr.ª Filipa Bessa projeta dados relacionados com a sua palestra sobre "Poluição por (micro)plásticos: desafios e soluções".
 

Na imagem a Coordenadora da Escola Básica Pedro Nunes, docentes e alunos(as) da ESAS.

Alunos(as) do Ensino Secundário da ESAS.

Artista Smile falou sobre as mensagens que passa com a sua arte, no sentido de sensibilizar e consciencializar o ser Humano de que Não Há Planeta B(!)

Por último, o #tasteocean
confecionado e servido pelos Cursos Profisisonais da ESAS (Restauração e Bar; Turismo)

#tasteocean com sabores do mar...
Alunos(as) dos Cursos Profissionais de Restauração e Bar e do Curso de Turismo
"Mesa farta" de iguarias a saber a mar e com sabores tradicionais do Alentejo...
Docentes e alunos(as) dos Cursos Profissionais da ESAS.

 

«O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por existem, momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.»                                                                                (Fernando Pessoa)

 

Agradecimento muito especial:

- Ao artista Smile, por ter aceite este desafio e ter, exemplarmente, criado a imagem que exprime a mensagem que se pretende passar.

- À Câmara Municipal de Alcácer do Sal (uma excelente parceira do AEAS) por ter acreditado neste Projeto e o ter financiado

- À dr.ª Filipa Bessa, investigadora na Universidade de Coimbra e no MARE, por ter aceite o nosso convite e de forma clara e inequívoca deu a sua palestra "Poluição por (micro)plásticos: desafios e soluções", sensibilizando-nos para a questão urgente do Oceano.

- Ao Instituto Investigação Interdisciplinar (iii) da Universidade de Coimbra.

- Ao Clube Europeu (DGE) por ter aprovado esta candidatura (ao Concurso Anual dos Clubes Europeus).

- À Direção do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal na logística.

- Prof.ª Rute Soares, pela ajuda na decoração do espaço para a sua apresentação oficial e por investir também no Curso de Artes há décadas na Escola Secundária de Alcácer do Sal.

- Às alunas Sofia Almeida e Maria Beatriz Soeiro do 12.º B por ajudarem na decoração do espaço e na entrevista que fizeram ao Smile.

- Aos alunos do Curso Profissional de Turismo na elaboração dos cartazes de divulgação, assim como respetivos docentes.

- Aos alunos do Curso  Profissional de Restauração e Bar pelo menu delicioso que prepararam e serviram, assim como respetivos docentes.

- Aos alunos e alunas da Escola Secundária que estiveram presentes na apresentação oficial do mural.

- Ao sr. Comandante do Posto Territorial da GNR de Alcácer.

- Ao Presidente da União de Juntas de Freguesias de Alcácer do Sal.

- Às assistentes operacionais e administrativas que nos ajudaram e participaram no evento.

- A todos e a todas que estiveram presentes na apresentação oficial.

- Aos que não estiveram presentes, mas que têm manifestado agrado e reconhecimento do que representa o mural "Pensar o Oceano" para as gerações do presente e do futuro.

 

    Ainda falta concretizar mais uma atividade do Projeto Oceanos:

"Em busca da frase criativa" relativa ao mural "Pensar o Oceano". O concurso destina-se às turmas do 4.º, 6.º, 9.º e 12.º anos do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal. E contará com a preciosa colaboração da Biblioteca Escolar do AEAS e das docentes de Português dos respetivos níveis de ensino. 

 Termina-se com...

um vídeo sugerido pelos jovens colaboradores(as) do Projeto Europa+/ Clube Europeu, como mensagem para que se mantenham "vivos" os Oceanos. 

(apesar de ser um vídeo longo, não o deixem de apreciar alguns minutos)

Vejam, oiçam e pensem como salvar os Oceanos...





(recomenda-se a consulta das gadget´s laterais- versão web - "The day has come...")

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o comentário