quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

No Natal 2022 e nos dias, meses e ano que que se segue, pode-se fazer a diferença!

postal desenhado por uma criança de 4 anos

O Projeto Europa+/ e Clube Europeu associa-se à mensagem do Observador e da Worten Transforma e pede que neste Natal (e nos dias, meses e ano que se segue), se faça a diferença!

http://


Vamos transformar o Natal, dias, minutos e segundos de quem mais precisa!

Porque...

fazer almoços e jantares de Natal com familiares e amigos, enviar mensagens de boas festas e trocar presentes. Sim, tudo isto é muito bonito e faz parte dos rituais desta época festiva, mas será que é suficiente quando o que se pretende é passar uma mensagem de amor e união? Numa altura em que nos chegam cada vez mais notícias sobre pessoas a viver com dificuldades e em que os alertas sobre a sustentabilidade do planeta são mais que muitos, ficamos com a sensação de que há muito mais que cada um de nós pode fazer.

fazer a diferença na vida de alguém e tornar o Planeta mais sustentável, faz-nos sentir bem!

Uma proposta....

      Una-se ao programa Worten Transforma, que desde 2009 dá uma nova vida a equipamento elétricos antigos, convertendo-os em ajuda direta a instituições (de todo o país, de norte a sul) de solidariedade social, hospitais, centros de saúde, escolas e instituições de apoio ao ensino, doando-lhes produtos novos – eletrodomésticos e produtos tecnológicos – que facilitem o seu dia a dia e contribuam para um maior bem-estar de quem depende destes organismos.

A ideia não podia ser mais simples e eficaz, já que não só permite dizer adeus (finalmente!) àqueles eletrodomésticos ou equipamentos obsoletos e que já não usa e que só ocupam espaço em casa e enchem os sótãos, como ainda os encaminha corretamente para reciclagem e faz chegar equipamentos novos a quem mais precisa. 

Há "presentes escondidos em tua casa que podem transformar o Natal de alguém! Se preferires podes fazer um donativo de 0,50€


Outras ideias para  um Natal e (outros) dias solidários...

1. participar em eventos solidários...


2. donativos em vez de presentes...

sugere a familiares e amigos que, em vez da habitual troca de presentes, este ano ajudem instituições de solidariedade

e tantas outras instituições...


3. oferecer uma ceia ou um cabaz de Natal...

se conheces quem esteja, neste momento, a passar por um período de maior dificuldade, oferece-lhe uma ceia ou cabaz de Natal.

   Vai fazer a diferença!








 

 

 

4. apoiar o comércio justo...

procura produtos de comércio justo, isto é, com garantia de que os direitos humanos foram respeitados em todo o processo de produção e os trabalhadores pagos de forma adequada.

 5. plataformas de presentes solidários...

 ex. eSolidar

6. decorações natalícias que ajudam...

ex. aluguer do Pinheiro Bombeiro

Fica o vídeo com uma história que faz a diferença e que ainda hoje, em pleno séc. XXI, nos faz pensar...


"A Pequena Vendedora de Fósforos", um Conto de Natal do escritor dinamarquês, Hans Christian Andersen, publicado pela primeira vez em 1845.


(recomenda-se a consulta das gadget´s laterais na versão web)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o comentário