quinta-feira, 2 de junho de 2022

ONTEM foi dia da CRIANÇA, HOJE é dia da CRIANÇA, AMANHÃ é dia da CRIANÇA...

2/junho/2022


O Projeto Europa+/ Clube Europeu não festeja apenas o dia 1 de junho como o O Dia Mundial da Criança, porque todos os dias deve-se promover os direitos e o bem-estar de todas as crianças, onde quer que estejam.

No entanto deve-se saber que...

O dia 1 de junho foi estabelecido oficialmente em 1950 na sequência do congresso da Federação Democrática Internacional das Mulheres, realizado em 1949, em Paris.

Portugal, à semelhança de vários países, adotou o dia 1 de junho para celebrar o Dia da Criança com o objetivo de sensibilizar para os direitos das crianças e para a necessidade de promover uma melhoria das condições de vida, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento.



Por vezes é difícil distinguir este dia, 1 de junho, do dia 20 de novembro, considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Universal da Criança, dia em que se celebram dois marcos importantes (20 de novembro, de 1959, foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança e a 20 de novembro de 1989 foi adotada pela Assembleia Geral da ONU, a Convenção dos Direitos da Criança que Portugal ratificou no dia 21 de setembro de 1990).


A UE e os países da UE são obrigados a respeitar, proteger e promover os direitos da criança. Todas as políticas da UE que tenham um impacto nas crianças devem ser concebidas tendo em conta o superior interesse das mesmas.

                    os Direitos da Criança

No entanto, há notícias e factos que chocam, arrepiam e que nos levam a interrogar em que século vivemos (?), vejamos alguns exemplos:


" África Central e Ocidental tem o maior número de crianças-soldado em todo o mundo. (UNICEF afirma que mais de 21 mil crianças foram recrutadas por grupos armados nos últimos cinco anos na África Central e Ocidental. No mesmo período 2.200 crianças foram vítimas de violência sexual)."

- "ONU diz que 2 milhões de crianças correm o risco de morrer de fome no Chifre da África (Uma seca severa atinge três países: Somália, Etiópia e Quénia. A ONU busca recursos para poder atender mais gente)."

 
- (...).

Fontes: @swissinfo.ch/@eurocid.mne.gov.pt/@ec.europa.eu/ @undocs.org/ @unicef/ @observador/ @expresso/@jn/@dge)


Fica a foto de Damon Lync e uma quadra de um dos poemas de Fernando Pessoa sobre a infância e a inocência que a caracteriza:



Quando as crianças brincam
E eu as oiço brincar,
Qualquer coisa em minha alma
Começa a se alegrar. (...)


(recomenda-se a consulta das gadget´s laterais- versão web - "EVERY DAY... IS CHILDREN'S DAY!")


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o comentário