quinta-feira, 9 de junho de 2022

Every day ... we must protect the ocean!

No seguimento do último post sobre o "Dia Mundial dos Oceanos" (8 de junho), o Projeto "Europa+/ Clube Europeu continua a missão de sensibilizar para que se protejam OS OCEANOS, pois cerca de “três mil milhões de pessoas” dependem dos oceanos para o seu sustento, não esquecendo que os mares são também “responsáveis pela produção de mais de 50% do oxigénio” e absorvem um quarto das emissões de dióxido de carbono mundiais. (@associacaozero)



«O poder de regeneração do oceano é notável - se lhe dermos essa oportunidade. […] Estamos ao alcance de uma relação totalmente nova com o oceano, uma relação mais sábia, mais sustentável. A escolha é nossa.»              Sir David Attenborough


A Associação Zero espera que as nações se comprometam a proteger 30% dos oceanos até 2030, classificando-o em reservas naturais e áreas protegidas. Defende ainda um tratado que trave o uso de plásticos, porque o declínio dos oceanos ameaça sustento de mais de um terço da população mundial. (@observador)


«Tenho esperança de que um maior conhecimento do mar, que há milênios dá sabedoria ao homem, inspire mais uma vez os pensamentos e as ações daqueles que preservarão o equilíbrio da natureza e permitirão a conservação da própria vida.»                                                                                                            Jacques Cousteau, oceanógrafo


O que os jovens alunos e alunas (turmas A e B do 11.º ano) da ESAS escreveram sobre o Oceano:
11ºA
11.º B





A Terra está em risco de assistir a uma nova extinção em massa, depois da vivida no Cretácico, há 65 milhões de anos, desta vez nos oceanos, alertaram cientistas, portanto faz a diferença, e sê um embaixador ou uma embaixadora dos Oceanos!

mas, o que se pode fazer já para ajudar O OCEANO?
  • Se come peixe, diversifique a sua dieta em termos de consumo de marisco, não coma sempre a mesma espécie. Evite também consumir predadores de topo e certifique-se de que o que come provém de fontes responsáveis. 
  • Evite a poluição plástica: com 80% da poluição marinha originada em terra, faça a sua parte para impedir que a poluição chegue ao mar. Pode ajudar, utilizando produtos reutilizáveis, evitando consumir produtos descartáveis, e também se certificando de que está a colocar os seus resíduos nos contentores apropriados. 
  • Recolha o lixo da praia e não deite lixo no chão.  
  • Continue a defender soluções, seja nas ruas, escrevendo cartas aos decisores, assinando petições, ou apoiando campanhas que visem influenciar os decisores, a nível nacional ou a nível global. 
(Catarina Grilo e o biólogo Nuno Barros da ANP, bem como a Sam Collins da Fundação Oceano Azul)

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho.
    Nunca é demais chamar a atenção para este problema que é da responsabilidade de todos.
    Vamos todos contribuir..

    ResponderEliminar

Agradecemos o comentário