DIA INTERNACIONAL PARA A TOLERÂNCIA
(16 - novembro)
Ser tolerante significa reconhecer, aceitar e defender os direitos humanos fundamentais, para que viver em comunidade e em paz seja possível.
Este dia foi proclamado através da Resolução 51/95 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 12 de dezembro de 1996.
O Dia Internacional para a Tolerância é uma iniciativa da UNESCO, expressa na Declaração de Princípios sobre Tolerância e Plano de Ação para o Ano (1995).
Em seu quinquagésimo aniversário, em 16 de novembro de 1995, os Estados Membros da UNESCO adotaram uma Declaração de Princípios sobre Tolerância .
A Declaração qualifica a tolerância não apenas como um dever moral, mas também como um requisito político e legal para indivíduos, grupos e Estados. Enfatiza que os Estados devem redigir nova legislação quando necessário para assegurar igualdade de tratamento e de oportunidades para todos os grupos e indivíduos da sociedade.
A educação para a tolerância deve ter como objetivo combater as influências que levam ao medo e à exclusão de outras pessoas e deve ajudar os jovens a desenvolver capacidades de julgamento independente, pensamento crítico e raciocínio ético.
A diversidade das muitas religiões, línguas, culturas e etnias do nosso mundo não é um pretexto para o conflito, mas um tesouro que nos enriquece a todos.Tolerância
Nascemos da mesma maneira,
Sangramos quando nos cortam,
Morremos mesmo que a gente não queira
E gostamos das pessoas que nos suportam.
Não importa a cor, o género ou a sexualidade,
Pois nascemos assim e não dá para mudar.
Importa sim o coração, a bondade
E todo o amor que temos para dar.
Não tenhas receio
Do que os outros vão pensar.
Apenas sê livre e expressa-te,
Ninguém te pode contrariar.
(Beatriz Pimenta e Miguel Emídio - 11.ºB)
Independentemente...
independentemente da cor
Fontes:
@european-union.europa.eu
@un.org/en/observances/tolerance-day
@eurocid.mne.gov.pt
@observador.pt
Muito interessante este artigo do blog.
ResponderEliminarParabéns pelo excelente trabalho.