segunda-feira, 25 de abril de 2022

48 anos...

 

@associação25deabril

O Projeto Europa+/ Clube Europeu homenageia todos e todas que há 48 anos ajudaram e lutaram para um tempo livre, tal como escreveu Sophia de Mello Breyner Andresen (in O Nome das Coisas)

25 de abril

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

 

Porque...

no dia 25 de abril de 1974 o Movimento das Forças Armadas (MFA) derrubou o regime de ditadura que durante 48 anos oprimiu o Povo Português. Nessa madrugada (...) os militares de Abril foram claros nas suas promessas: terminara a repressão, regressara a Liberdade, vinha aí o fim da guerra e do colonialismo, vinha aí a democracia.

Com tudo isso, a Revolução dos Cravos pôs fim ao isolacionismo a que Portugal estava condenado há já vários anos e ajudou ao nascimento de novos países independentes. Constituindo-se o movimento pioneiro de enormes transformações democráticas em todo o mundo e demonstrando que as Forças Armadas não estão condenadas a ser um instrumento de opressão, podendo, pelo contrário, ser um elemento libertador dos povos.

@associação25deabril 

 

 Na educação, pode-se dizer...

que o golpe contra o regime do Estado Novo, foi também o início de uma revolução no ensino que ficou na memória de estudantes e professores.  

Após a Revolução de 25 de Abril, as aulas foram suspensas, as avaliações postas em causa, os manuais “excomungados” e milhares de alunos temporariamente impedidos de seguir para a universidade, mas os estudantes garantem que “nunca se aprendeu tanto”.

Alguns testemunhos...

"Os anos de 1974, 75 e 76 foram de grandes aprendizagens que nos permitiram conhecer o mundo e despertar para a liberdade. Até ali só conhecíamos o mundo que nos deixavam conhecer”, recordou Manuel Pereira, que estudava no Colégio de Lamego e hoje é presidente da Associação Nacional de Diretores Escolares (ANDE).

"Foi um período incrível de liberdade em que aprendemos muito. Discutia-se muito, debatia-se tudo”, contou à Lusa Marília Gomes (Engenheira Civil, em 1974 estava no último ano do Liceu).  (@observador2020)

 

Neste dia de abril, deixamos uma partilha, não é uma canção de abril de 74, mas como se conquistou a LIBERDADE e sobretudo DIREITOS HUMANOS também com PALAVRA e sobretudo com POESIA, deixa-se uma mensagem para os que, neste momento, vivem momentos onde são vítimas da violação dos Direitos Humanos, mas com a esperança do caminho para a LIBERDADE...


O GAJO - "O Caminho é o Poema" com convidados ao vivo no Ferroviário

 

Nunca deixes morrer ABRIL!...

 

(recomenda-se a consulta das gadget´s laterais- versão web - "48 anos...")

2 comentários:

Agradecemos o comentário