segunda-feira, 21 de março de 2022

"Racism is the rejection of your common humanity" (António Guterres, ONU)

 Dia Internacional para a 

Eliminação da Discriminação Racial 

21 de março 


O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial foi estabelecido através da Resolução 2142 (XXI) da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 26 de outubro de 1966, em virtude dos acontecimentos ocorridos no dia 21 de março de 1960 (nesse dia, a polícia abriu fogo e matou 69 pessoas numa manifestação pacífica em Sharpeville, na África do Sul, contra leis que aprofundavam o Apartheid).

Ver vídeo:


 

Objetivo geral:

. mobilizar a sociedade civil para a luta contra a discriminação racial, bem como a importância da «Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial» (1965).

Ver vídeo:

United against racism


 

Sabe-se que...

«o racismo assume várias formas. As manifestações explícitas de racismo individual e de discriminação racial são as mais óbvias. Com demasiada frequência, a origem racial ou étnica serve de pretexto para a discriminação a pandemia de COVID-19 e o rescaldo dos ataques terroristas são apenas os casos mais recentes de situações em que as culpas foram injustamente apontadas a pessoas de minorias étnicas ou raciais. As pessoas de ascendência asiática e africana, os muçulmanos, os judeus e os ciganos têm sido vítimas de intolerância.
Mas há outras formas de racismo e discriminação racial, como as que assentam em preconceitos inconscientes, que embora menos explícitas, podem ser igualmente lesivas.(...)
O racismo estrutural perpetua os obstáculos que se colocam aos cidadãos exclusivamente com base na sua origem racial ou étnica. Todos os dias, as vítimas do racismo sentem o seu impacto no acesso ao emprego, aos cuidados de saúde, à habitação, ao financiamento ou à educação, bem como nos casos de violência.(...)
Há diferentes formas de racismo, por exemplo, contra negros, ciganos, judeus e asiáticos, que estão associadas a religiões ou crenças, como é o caso do ódio antimuçulmano. Todas elas levam a que, na prática, o valor de uma pessoa fique refém de estereótipos baseados em preconceitos.» (in Uma União da igualdade: plano de ação da UE contra o racismo 2020-2025)

 

O tema deste ano é 

«Vozes para ação contra o Racismo».

 

Every day, each and every one of us can stand up against racial prejudice and disrespectful attitudes.

Let’s build a world beyond racism and discrimination, where we all exercise our human rights.

(Todos os dias, cada um de nós pode enfrentar o preconceito racial e atitudes desrespeitosas. 

Vamos construir um mundo além do racismo e da discriminação, onde todos exerçamos nossos direitos humanos.)

 


 

Em conformidade com a Diretiva Igualdade Racial, as crianças devem ter igualdade de acesso à educação, qualquer que seja a sua origem racial ou étnica. Os professores devem receber formação para estarem aptos a trabalhar com todas as crianças e serem sensíveis às necessidades dos alunos de diferentes origens, nomeadamente sobre questões relacionadas com a discriminação racial. As escolas devem ser espaços seguros, livres de assédio, racismo e discriminação. Há que ensinar desde cedo as crianças sobre a igualdade, o respeito e a inclusão e habilitá-las a promoverem esses valores entre os seus pares e nas suas comunidades. (@eurocid.mne.gov.pt)


Be a human rights champion!    Fighting against RACISM!




 (recomenda-se a consulta das gadget´s laterais- versão web - "Diversity is a strenght, not a threat")

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o comentário