Translate

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Como o Natal é, sobretudo, das crianças...

 O PROJETO EUROPA+/ CLUBE EUROPEU, não pode deixar despercebido a seguinte notícia retirada da página oficial da ONU (@unric.org) e nem ao apelo da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) através da  Campanha de Emergência (ver vídeo, abaixo)...


UNICEF apela ao financiamento de emergências no valor de 9,4 mil milhões de dólares.
 

Os fundos que a UNICEF espera receber vão apoiar 177 milhões de crianças em 145 países e territórios que tenham sido afetadas por conflitos, pela crise climática e pela pandemia da covid-19.

“Milhões de crianças em todo o mundo estão a sofrer os impactos de conflitos, de eventos climáticos extremos e do aquecimento global”, disse a diretora-executiva da UNICEF, Henrietta Fore. 

“À medida que a pandemia da covid-19 se aproxima do seu terceiro ano, a situação destas crianças agrava-se devido à instabilidade das economias e ao aumento da pobreza e da desigualdade. Como sempre, são as crianças que já vivem em situação de crise as mais duramente atingidas. Elas precisam de ajuda urgente”.

 ASSIM...

A UNICEF planeia alcançar as seguintes metas com a sua Ação Humanitária para as Crianças (Humanitarian Action for Children):

  • Tratar 7,2 milhões de crianças contra a subnutrição aguda grave;
  • Vacinar 62,1 milhões de crianças contra o sarampo;
  • Fornecer a 53,4 milhões de pessoas o acesso a água potável e para necessidades domésticas;
  • Estabelecer a 27,9 milhões de crianças e prestadores de cuidados o acesso a serviços de saúde mental e a apoio psico-social;
  • Proteger 21,3 milhões de crianças e mulheres vítimas de violência de género, através de ações de mitigação e/ou de prevenção de risco e/ou de respostas de intervenção;
  • Proteger 51,9 milhões de pessoas através da criação de canais seguros e acessíveis, junto de trabalhadores humanitários, para a denúncia de exploração e abuso sexual;
  • Fornecer a 77,1 milhões de crianças educação formal ou não formal, incluindo a aprendizagem precoce;
  • Assistir 23,6 milhões de agregados familiares (que se encontram sem dinheiro).

 O QUE CADA UM DE NÓS PODE FAZER...

Neste inverno, contribua para aquecer as vidas de milhares de crianças refugiadas e migrantes

A UNICEF lançou no dia 18 de dezembro (Dia Internacional do Migrante), uma Campanha de Emergência para a recolha de fundos destinada a adquirir de roupas quentes, agasalhos e abrigos adequados para dezenas de milhares de crianças migrantes e refugiadas, assim como outras necessidades fundamentais para o seu desenvolvimento ao longo do ano. Contribuir para esta campanha da UNICEF irá fornecer kits de inverno para bebés, crianças e adolescentes que incluem roupas quentes, botas, gorros, luvas, meias de lã e outras peças de roupa, assim como abrigos adequados para a proteção de baixas temperaturas.

 Diogo Infante dá a voz a esta campanha da UNICEF Portugal.
Doe em
tenhofrio.unicef.pt

até 31 de Agosto de 2021, 472.000 refugiados e migrantes, incluindo 110.000 crianças em seis países (Grécia, Itália, Bulgária, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, e Montenegro) procuraram refúgio na Europa nesse ano - uma tendência que deverá continuar em 2022. As crianças em movimento, particularmente as 10.000 crianças não acompanhadas e separadas das suas famílias, são altamente vulneráveis e necessitam de cuidados e proteção urgentes. 

O inverno agrava as vulnerabilidades das crianças nos campos de refugiados e de migrantes, cujas posses, muitas vezes, se limitam à escassa roupa que têm no corpo. A realidade destas crianças e jovens é muito dura. Temos de fazer tudo para evitar lesões e mortes causadas pelo frio. Contribuir através da UNICEF é garantir que a ajuda chega a quem precisa”, diz Beatriz Imperatori, Directora Executiva da UNICEF Portugal.

 Para mais informação, pode contactar:
Vera Lança, UNICEF Portugal, Tel: 21 317 75 00, vlanca@unicef.pt  

 

Regista-se a mensagem (enviada para o email) de uma docente sobre este post:

"Simplesmente oportuno e relembra que nem todas as crianças deste mundo se apercebem do espírito de Natal - partilha de paz, amor e condições de bem estar físico, social, ambiental. Infelizmente só (re)conhecem a fome, a guerra e a pobreza." Henriqueta Sousa

 e reforçamos o comentário que Maria deixou:

"Esta e outras campanhas estão sempre a decorrer na UNICEF e já agora não se esqueçam de todos os anos consignar 0,5 do vosso IRS à UNICEF, Nif: 500883823, modelo 3, campo 1101. Porque o Natal é todos os dias e quando um Homem quiser. Boas contribuições. " 

3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa.

    Obrigado pelo contributo para um mundo melhor.

    ResponderEliminar
  2. Agradecemos o feedback e a confiança no "pequeno" trabalho de sensibilização que vamos realizando.

    ResponderEliminar
  3. Esta e outras campanhas estão sempre a decorrer na UNICEF e já agora não se esqueçam de todos os anos consignar 0,5 do vosso IRS à UNICEF, Nif: 500883823, modelo 3, campo 1101. Porque o Natal é todos os dias e quando um Homem quiser. Boas contribuições.

    ResponderEliminar

Agradecemos o comentário