Translate

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Um dia para celebrar...

 DIA MUNDIAL DOS AVÓS

(26 de julho)

Alguns dos nossos colaboradores mais jovens, indicaram este dia como uma data para se celebrar e alertar.

Pois, para quem ainda tem os seus avós ou para quem já é avô ou avó, este dia é de facto motivo de celebração.No entanto, para quem já não pode gozar da sua companhia, pode despender alguns minutos a lembrar os momentos felizes ou até mesmo um sorriso ou o olhar.

Portugal é um dos países da União Europeia onde se assume, de forma generalizada, que os avós estão disponíveis para prestar cuidados informais aos netos e onde esse apoio é dado de forma intensiva – mais de 30 horas por semana. 
Os dados são do estudo “Caring for Children in Europe”, realizado no âmbito da European Platform for Investing in Children (EPIC), que examinou a forma como as famílias dos países da União Europeia conciliam o trabalho remunerado com o cuidado das crianças.
E se não há dúvidas sobre o papel central dos avós na vida dos netos, o que dizer sobre os efeitos desta relação?

Os 6 benefícios (resultado de estudos de diversas instituições universitárias):

Menor risco de depressão para avós e netos (estudo do Instituto do Envelhecimento da Universidade de Boston).

Problemas de comportamento atenuados (investigação  do Departamento de Política Social e Trabalho Social da Universidade de Oxford).

Maior agilidade cognitiva  (estudo realizado na Universidade de Melbourne, Austrália)

Sentir-se saudável  (conclusões do projeto de investigação “Grandparenting in Europe”, realizado em 10 países europeus).

5º  Aprendizagem mútua (estudo da Universidade de Londres).

Aprendizagem única  (estudo da Universidade de Londres).

 Fontes: @ec.europa.eu/ @rotasaude.lusiadas / @dignus.pt

             Em suma:


As gerações mais velhas continuam a ter uma  função importante no desenvolvimento, na socialização e na educação das gerações mais novas e na transmissão intergeracional, funções que favorecem o diálogo e a aproximação entre as gerações, contribuem para a diminuição dos preconceitos e isolamento em relação aos mais velhos, promovem a sua auto-estima e bem-estar, assim como, promovem os laços afectivos e a solidariedade entre as diferentes gerações envolvidas. Estas funções estão presentes em contextos nacionais e migrantes, embora nestes possam sofrer algumas alterações devido às condicionantes e rupturas provocadas pela situação migratória e de aculturação (N. Ramos, in A voz dos avós).

 

 
"Nunca desprezem a tradição que vem de anos longínquos; talvez as velhas avós guardem na memória relatos sobre coisas que alguma vez foram úteis para o conhecimento dos sábios."

J.R.R. Tolkien

 

Street Art

 

 

Street Art



Um bem haja a todos os avós, deste Agrupamento e não só!
 

Bibliografia recomendada:

O Cuidar dos Avós Visto pelos Netos em Idade Escolar, da autora Prof. Doutora Rosa Maria da Motta Azambuja (Universidade de la Empresa, Uruguai, Faculdade Batista Brasileira & CEMRI/UA)

3 comentários:

  1. "Vivam os avós. São uns queridos"
    docente, Maria Horta

    ResponderEliminar
  2. "Parabéns a todos os AVÓS!
    Tudo de bom para todos!"
    docente, Ana Costa

    ResponderEliminar
  3. Parabéns a todos os avós e netos.
    Excelente trabalho.
    Parabéns.

    ResponderEliminar

Agradecemos o comentário